segunda-feira, 26 de setembro de 2016

LibreOfifce Calc como ferramenta de análise de cadência de vendas

Conforme já comentei em outros posts a maioria das pessoas ainda não gosta de usar o LibreOffice e preferem usar o Microsoft Office pirateado. Se você não sabe o que é LibreOffice dê uma olhada aqui.

Dependendo do uso que você faz do Office você não precisa dele, não precisa comprá-lo. 
É como usar um carro esportivo só para andar dentro da cidade sem nunca ir em uma pista de corrida. Além de gastar mais dinheiro você não usa nem metade do que o carro te oferece. Isso é desnecessário.

Hoje vamos resolver um problema moderado usando um aplicativo da suíte LibreOffice, o Calc, usando a formula de desvio padrão que ele oferece.

Imagine o seguinte cenário:

Você é o gerente de uma grande equipe de vendedores, e de repente você descobre que por algum motivo alguns vendedores não vendem durante alguns dias da semana, ou seja, estão concentrando o faturamento da empresa em apenas alguns dias sendo que poderiam "cadenciar" a venda, ou seja, buscar vender pelo menos um pouco todo dia.
Então você chama sua equipe de vendas e informa que devem vender todo dia.

No final da semana você pede que cada um informe a quantidade média de vendas por dia e obtêm os seguintes dados:



Aparentemente todos cumpriram com o combinado, mas intrigado você decide levantar os dados na contabilidade e descobre que na verdade as vendas ocorreram +/- dessa forma:



Olhando o relatório da contabilidade acima você percebe que em muitos dias não ouve vendas. Até parece que os vendedores mentiram, mas você faz uma conferência por amostragem das médias de vendas diárias e vê que elas "batem". Logo vê que não é possível determinar a cadência de vendas através da média.

Aqui temos apenas 6 vendedores só para não ficar uma imagem muito grande, mas imagine que sejam 200. Também note que no mundo real os vendedores irão vender quantidades de produtos diferentes entre si. Imagine também que alem dos dados da semana você gostaria também dos dados do mês inteiro.

E agora? Como descobrir rapidamente quais os vendedores não cumprem com o combinado? E até mesmo fazer um ranking dos melhores e dos piores com respeito à cadência de vendas? 
Simples: você pode calcular o desvio padrão do período por vendedor.

O QUE É DESVIO PADRÃO
Se já sabe o que é desvio padrão vá para a próxima parte.

Vejamos uma definição:

"Em Probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado). Um baixo desvio padrão indica que os dados tendem a estar próximos da média; um desvio padrão alto indica que os dados estão espalhados por uma gama de valores.

O desvio padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que:

Seja um número não-negativo;
Use a mesma unidade de medida dos dados fornecidos inicialmente.

Faz-se uma distinção entre o desvio padrão σ (sigma) do total de uma população ou de uma variável aleatória, e o desvio padrão de um subconjunto em amostra." - fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Desvio_padr%C3%A3o

OK, li 2x e não entendi nada...

Rsrs, não se preocupe, vamos simplificar. 

Desconsidere a diferença entre "desvio padrão amostral x desvio padrão populacional", para esse exemplo os 2 servem, mesmo assim vamos usar o populacional. 

Se não entendeu nada até aqui, então entenda o seguinte:

Veja esse alvo de tiro usado por duas pessoas diferentes:


A que conclusão podemos chegar? - O cara da direita tem Mal de Parkinson e não mexa com o cara da esquerda! kkkk Sim, esta conclusão pode ser correta... mas o ponto não é esse!


Imagine que esse alvo é na verdade um plano cartesiano e a "mosca" do alvo representa uma média que estamos buscando atingir. No caso dos alvos seria a coordenada 0,0, e no caso das vendas que vimos acima seria 1 venda por dia, totalizando 6 vendas ao final da semana.

No alvo da esquerda os tiros mais próximos da média são como dados homogêneos, ou seja, a maioria tem valor bem próximo da coordenada 0,0 e portanto os valores são próximos entre si - homogêneos/próximos. Se calcularmos o desvio padrão disso ele será próximo de 0,0.

Já no alvo da direita, se os buracos de bala fossem coordenadas numéricas e calculássemos o desvio padrão, o número seria bem, mas bem maior mesmo que zero, mostrando que as coordenadas são como dados heterogêneos/dispersos em relação à média (lembre nesse exemplo a média é a mosca do alvo).


Então podemos dizer que: 

Dados homogêneos (dispersão menor) = desvio padrão menor.

Dados heterogêneos (dispersão maior) = desvio padrão maior.


Veja novamente:


Vejamos agora novamente a planilha de vendas, mas agora com uma coluna que calcula o desvio padrão das vendas de cada vendedor em relação aos dias úteis da semana:




Agora podemos ver claramente que o único vendedor do nosso exemplo que cumpriu a risca o combinado foi o "vendedor C", pois o cálculo do desvio padrão das vendas dele foi igual a zero - ele acertou na mosca!
E em contraste com ele o "vendedor Z" não fez caso do combinado, ele ficou 4 dias da semana sem vender nada e só fez vendas Sexta e sábado, podemos ver que o desvio padrão dele é o maior de todos!
Nessa planilha também podemos aplicar filtros e classificar os dados pela coluna do desvio padrão do menor para a maior, para facilitar a análise dos dados:


Conforme eu disse no início do post, muitas funções de cálculo que estão disponíveis no M$ Office, também estão no LibreOffice, e o uso delas é simples em ambos, com pequenas diferenças entre si, mas basta se acostumar com o funcionamento do LibreOffice.

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