quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Terminal "Linux like" no Windows

Parece uma coisa boba mas sofri um pouco antes de achar isso.

Trata-se de você não ter que ver isso quando abre o terminal no Windows.



Nosso velho "amigo" é um pouco feioso né? Quem já usou Linux sabe que os terminais do Linux são bonitos e cheios de funcionalidades, e muitas vezes é bem mais fácil (para alguns) digitar um comando no terminal que ficar clicando aqui e ali e lá. 
O pior é quando você se vê obrigado a usar o windows já tendo usado Linux.

Felizmente, existem alguns terminais bem legais pra windows que vão ajudar bastante. São chamados de "emuladores de terminal", porque na prática não substituem o terminal do windows, só estendem as funcionalidades e escondem a cara feia dele.

O que gostei mais foi o Cmder. Vejamos um trecho traduzido do site oficial (http://cmder.net):

"Cmder é um pacote de software criado pela pura frustração sobre a falta de bons emuladores de console no Windows. É baseado em softwares incríveis, e temperado com o esquema de cores Monokai e um layout personalizado, com visual sexy desde o início."



Ele já vem com alguns comandos do Linux que você pode usar à vontade, como por exemplo o superte ao git e o ssh/scp. A única coisa que achei chatinha é o que eu considero um BUG: o comando history -c parece que não está funcionando. Mas você pode apagar as linhas do arquivo .history que fica dentro da pasta cmder\config que tem o mesmo efeito.
E como no Cmder você pode definir seus próprios comandos, você pode definir um comando personalizado para apagar o histórico: abra o arquivo "user-alses.cmd" que fica na pasta "config" e inclua a seguinte linha:

hc.=echo clear > %CMDER_ROOT%\config\.history

Feche e abra o Cmder.

Assim quando você digitar "hc." e der enter, os únicos comandos que ficarão são os comandos que você digitou na ultima sessão, antecedidos de "clear".

2 comentários:

  1. Windows é porcaria assim como tudo que me faz lembrar dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas profissões praticamente obrigam o uso do Windows, por deixarem o profissional refém de aplicativos que não estão disponíveis para Linux ou MAC.
      O windows já vem instalado nos PCs e laptops e, por falta de conhecimento, as pessoas acreditam que computação é só isso.
      Por outro lado a Apple fornece os MAC que são produtos de boa qualidade. Mas por vários motivos o custo ($) de ter um ainda é inviável.
      Isso post foi uma tentativa de deixar o terminal do Windows menos feio e mais funcional.
      Futuramente vou mostrar mais customizações no windows que deixam ele com funções parecidas com funções Linux.

      Excluir

Criando uma API em C para usar com CFFI - PostgreSQL

Uma lib bem legal do Postgres é a libpq . Instalação no Debian 7, 8 e 9: sudo apt update && sudo apt install libpq-dev Ela po...