domingo, 25 de setembro de 2016

Porque usar o Microsoft Excel

Se você trabalha com finanças, análise de resultados, contabilidade e áreas correlatas, você usa uma ferramenta de trabalho importantíssima, e na minha opinião, uma verdadeira obra de arte: o Excel.

Daí você pode pensar: "Oh! Então você vai fazer um artigo sobre como o Excel é maravilhoso e indispensável !? Pra mim o Excel é fácil!"
Então o que eu tenho pra te dizer é: NÃO USE O EXCEL!

Parece um paradoxo dizer isso, mas a não ser que você seja um programador VBA, entendo que se você só usa o Excel para visualizar relatórios e fazer cálculos com fórmulas básicas e planilhas simples e gráficos, você não está usando nem metade do Excel. Veja meu post LibreOfifce Calc como ferramenta de análise de cadência de vendas.

Existem softwares GRATUITOS que atendem essas necessidade, como por exemplo o Calc da suíte LibreOffice. Existe também o OpenOffice mas particularmente não recomendo o uso dele pelos motivos expostos aqui http://www.howtogeek.com/187663/openoffice-vs.-libreoffice-whats-the-difference-and-which-should-you-use/
Se você não sabe inglês muito bem veja Como traduzir sites inteiros de Inglês para Português.

Na verdade minha relação com o Excel é de amor e ódio, porque eu não gosto de software proprietário, mas não tem como ficar sem o Excel e eu admito que ele é uma ferramenta excepcional. 
Por quê? Porque uso Excel com VBA. Se você não sabe o que é VBA dê uma olhada aqui: http://www.excel-easy.com/vba.html
Mas em outras palavras VBA é VBScript embarcado dentro do Excel e outros aplicativos da suíte Microsoft Office.
Usando VBA você consegue extrair o pleno potencial não só do Excel, mas também de todos os programas do Microsoft Office (Word, PowerPoint, Access, etc.), você consegue criar aplicativos poderosos.
Mas não faça "uso bombril" do Excel. Uso bombril é usar uma única coisa pra fazer tudo, a longo prazo, isso gera problemas difíceis de resolver. Não dá pra usar Excel pra tudo! Cada problema tem uma solução e cada doença tem um remédio específico pra ela. Veja Porque aprendi Python.
Mas VBA ainda não é o limite do que o Excel pode fazer! A coisa mais fascinante que eu vi no Excel é poder ser manipulado via Component Object Model (COM).

Em Python isso é relativamente simples se você tiver instalado em su máquina a extensão win32com do Python (a instalação é ridiculamente simples).
Feito isso e com o Python instalado(veja em Detalhes sobre a instalação do Python no Windows para ver se você instalou corretamente), abara o bloco de notas e digite:


import win32com.client 

excel = win32com.client.Dispatch("Excel.Application")
excel.Visible = True
book = excel.Workbooks.Add()
sheet = book.Worksheets(1)
sheet.Range("A2").Value = "Hello world Excel COM stuf."
sheet.Range("A2").Font.Size = 50
sheet.Range("A2:Q2").Select() 

Salve com a extensão .py e dê um duplo clique. O resultado será +/- esse:




Ou seja, o que acabamos de fazer?: abrimos o Excel de dentro do Python e manípulamos o conteúdo de uma planilha com apenas 8 linhas de código, sem nenhuma linha de código VBA! Sem nenhuma linha de código proprietário da plataforma Windows. 
Esse mesmo efeito também pode ser feito com VBScript, mas se você não gosta de programar em VBScript pode perfeitamente fazer com Python! 
Parabéns às duas tecnologias: Python e Excel.

Existe também um projeto interessantíssimo de Python para Excel feito por um bancário disponível aqui:  http://opentradingsystem.com/PythonForExcel/main.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criando uma API em C para usar com CFFI - PostgreSQL

Uma lib bem legal do Postgres é a libpq . Instalação no Debian 7, 8 e 9: sudo apt update && sudo apt install libpq-dev Ela po...